COMPRE UM ETIOS… GANHE UMA TV DE 42 POLEGADAS

Toyota muda discurso e investe em promoções na tentativa de alavancar vendas do modelo

por RENATA VIANA DE CARVALHO

A-A+
11/04/2013 15h56 – atualizado às 11h18 em 12/04/2013
Toyota Etios (Foto: Fabio Aro)TOYOTA ETIOS (FOTO: FABIO ARO)

Talvez você não se lembre, mas em agosto do ano passado, quando Autoesporte participou do lançamento do Etios no Japão, a Toyota garantiu que não entraria “na briga de varejo, onde o cliente fica pedindo descontos”. Sua aposta seria na confiabilidade e no bom sistema de pós-venda. “Nada de preço popular”!

De lá para cá, o discurso e a prática mudaram radicalmente. Prova disso são os seguidos feirões e promoções realizados pela Toyota para tentar animar as vendas do modelo. Na tentativa de atrair consumidores, a montadora apela para diferentes táticas. A mais recenteinclui um brinde incomum: uma TV de 42 polegadas é dada a quem fecha negócio. Quem preferir, pode optar por R$ 1,5 mil em combustível. Também estão valendo a campanha “Etios a partir de R$ 15 por dia”, em que a marca oferece condições especiais de pagamento, além de benefícios clássicos, como IPVA e licenciamento pagos ou taxas de juro reduzidas.

Um exemplo do tipo de oferta encontrada é a do Etios XS hatch, que pode ser adquirido a partir de uma entrada de R$ 14,9 mil, mais quatro parcelas anuais de R$ 1,9 mil e 48 mensais de R$ 450 com 0,92% de taxa de juro.

Toyota Etios (Foto: Divulgação)TOYOTA ETIOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Descontão desde o começo

A primeira medida para tentar adequar o Etios à realidade do mercado nacional aconteceu logo na chegada do carro ao país e resultou em uma bela revisão dos valores. O hatch passou a ser oferecido por R$ 29.990, em vez dos R$ 35 mil estimados inicialmente, e o sedã por R$ 36.190. Não adiantou. Recentemente a marca anunciou uma nova tabela em que eles partem de R$ 29.100 e R$ 35.100, respectivamente.

Os primeiros impactos das ações promocionais começam a aparecer, ainda que timidamente. Março foi o melhor mês do Etios no mercado nacional desde o seu lançamento, em setembro de 2012. Ao todo, o hatch teve 2.798 unidades vendidas, enquanto o sedã chegou a 2.180. Enquanto isso, as novidades da Chevrolet e da Hyundai nadam de braçada. O HB20 somou 12.537 emplacamentos em março, enquanto o Onix chegou a 9.408. Prisma, recém-lançado, alcançou 4.264. HB20S começa a ser vendido no próximo dia 20 e deve mexer mais um pouco com o segmento.

Serviço

O feirão especial Etios acontece entre hoje e domingo na rede de concessionárias e em pontos específicos de nove regiões espalhadas pelo Brasil (confira datas e locais na tabela ao fim da reportagem). Veja os locais:

Cidade Local do Feirão Data
Campinas Shopping Parque Dom Pedro e concessionárias 12 e 13 de abril
Curitiba Shopping Palladium e concessionárias 12 e 13 de abril
Goiânia Shopping Flamboyant e concessionárias 11 e 12 de abril
Minas Gerais Minas Shopping e concessionárias 11 e 12 de abril
Porto Alegre Barra Shopping Sul e concessionárias 12, 13 e 14 de abril
Ribeirão Preto Ribeirão Shopping e concessionárias 12 e 13 de abril
Rio de Janeiro Concessionárias Toyota do Rio de Janeiro e Niterói 11, 12 e 13 de abril
Salvador Salvador Shopping e concessionárias 12 e 13 de abril
São Paulo Shopping Eldorado, Carrefour Anchieta e concessionárias da Grande São Paulo 12, 13 e 14 de abril
 FAÇA SEU COMENTÁRIO

 

  • AlbertoO Etios é feio demais e seu interior é mal-acabado. Simplesmente é totalmente contrário ao conceito de Toyota que temos no Brasil… Querer empurrar um design e acabamento indiano com preço de Primeiro Mundo simplesmente acabou com a imagem da Toyota…
  • GiulianoPelo amor de Deus. É um dos carros mais esquisitos lançados. Surpreende alguém ainda comprar este patinho feio. Logo logo a Toyota mudará este negocio esquisito e o saldo negativo ficará com o comprador.
  • fernando portesGanhar uma tv pra quem comprar o etios??? Tinha que ganhar é uma passagem para o manicômio
Anúncios