Hyundai inicia as vendas do novo i30 no Brasil

Modelo tem duas versões, que custam R$ 75 mil e R$ 85 mil.
Motor é 1.6 flex e transmissão automática é de seis velocidades.

Do G1, em São Paulo

369 comentários
Novo Hyundai i30 traz transmissão automática de seis velocidades (Foto: Divulgação)Novo Hyundai i30 traz transmissão automática de seis velocidades (Foto: Divulgação)

A nova geração do i30 está disponível a partir desta quarta-feira (6) para venda em toda a rede de concessionárias da Caoa, representante oficial para os importados. Segundo a empresa, o hatch médio, que ganhou mais equipamentos, novo design e motorização 1.6 flex, pode ser adquirido com câmbio automático nas cores preta e prata em duas versões, sendo a primeira com valor de R$ 75 mil e a Top de linha por R$ 85 mil. O carro já podia ser encomendado desde o começo de janeiro.

O modelo foi apresentado ao mercado brasileiro durante o Salão de São Paulo, em outubro do ano passado. As duas versões do Novo i30 estão equipadas com o pacote de itens de série mais completo da categoria, com direção assistida elétrica com opção Flex Steer (três modos de dirigibilidade), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, piloto automático, computador de bordo com tela digital, multimídia com tela de sete polegadas touchscreen, rádio integrado com leitor de CD, MP3, Bluetooth e comandos no volante e faróis de neblina (inicialmente a Hyundai divulgou que haveria DVD mas, posteriormente, informou que o equipamento não é oferecido no modelo).

No pacote de segurança, o carro possui retrovisores externos com comando elétrico, sensor de estacionamento, câmera de ré embutida no logo na tampa traseira, ABS + EBD, alarme com acionamento pelo keyless, airbags, sensor de chuva e sistema de navegação GPS.

Hyundai i30 2013 (Foto: Divulgação)Hyundai i30 2013 (Foto: Divulgação)

Além desses equipamentos, a versão Top vem com teto solar, bancos, acabamento interno, volante e alavanca de couro, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado eletrônico com visor digital, duto de aquecimento traseiro, banco do condutor com ajustes elétricos, faróis de xenônio, sistema de autoacendimento dos faróis, lavadores de faróis, botão de partida Smart Key, sistema imobilizador, grade dianteira com detalhes e logo cromados, ESP + TCS (sistemas eletrônicos de estabilidade e sistema de controle de tração).

Motorização
O motor 1.6 16V (flex, até 128 cv) com o mesmo bloco do compacto HB20 é a única opção para o hatch médio — embora seja o mesmo bloco de motor, o propulsor é diferente por ter recebido diversas modificações. Se perde em potência (o anterior, 2.0, só a gasolina, tinha 145 cv), ganha na transmissão automática: um novo câmbio de seis marchas aposenta o de quatro velocidades.

O Gamma 1.6 FFV Flex, de 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, S-CVVT, tem potência máxima de 128 cv quando abastecido com álcool e 122 cv com gasolina (a 6.000 rpm). O torque máximo é de 162 kg.f (E100) @ 5000 quando abastecido com etanol e 157 kg.f (E22) @ 4.500 com gasolina.

Novo Hyundai i30 chega com duas versões de acabamento (Foto: Divulgação)Novo Hyundai i30 chega com duas versões de acabamento (Foto: Divulgação)

i30 antigo na ‘promoção’
Com a chegada do novo modelo, o antigo é vendido com descontos. Oficialmente tabelado em R$ 59 mil, o catálogo de entrada pode ser encontrado em algumas lojas por R$ 54 mil. Todas as concessionárias confirmam que, do atual modelo, só restam unidades em estoque.

2012
Em comparação com 2012, o segmento de hatch médio encerrou o ano com o da Hyundai na 2ª posição, atrás do Ford Focus: foram 24.018 emplacamentos do líder, 19.262 do i30, 15.110 do Volkswagen Golf, 13.184 do Chevrolet Cruze, 12.027 do Peugeot 308, 10.438 do Fiat Bravo, 9.192 do Nissan Tiida e 7.182 do Citroën C4. Segundo as concessionárias consultadas, a perua i30 CW é raramente encontrada: apenas duas unidades foram comercializadas neste ano, dando sequencia a uma queda vertiginosa vista desde junho de 2012.

Anúncios