09/04/2013 19h09 – Atualizado em 09/04/2013 19h14

Ford Focus foi o mais vendido em 2012, diz consultoria; Toyota contesta

Montadoras disputam o título para o mercado mundial.
Segundo a americana Polk, foram vendidos 1 milhão Focus e 872 mil Corolla.

Do G1, em São Paulo

4 comentários
Modelo Focus ST é exibido em estande da Ford no Salão de Pequim nesta segunda-feira (23).  (Foto: AP Photo/ Vincent Thian)

Ford Focus na versão ST
(Foto: AP Photo/ Vincent Thian)

A consultoria norte-americana Polk, especializada no mercado automobilístico, divulgou nesta terça-feira (9) que o Ford Focus foi o modelo mais vendido no mundo em 2012, considerando novos licenciamentos.

Segundo a empresa, foram emplacadas 1.020.410 unidades. O Toyota Corolla ficou em segundo nesse ranking, com 872.774.

No site da CNN, a montadora japonesa contestou o resultado, dizendo que, se forem considerados os Corolla vendidos com outros nomes, como Verso e Matrix, além das versões sedã e perua, as vendas do modelo no ano passado chegaram a 1,21 milhão.

O mesmo argumento já havia sido usado pela Toyota em setembro do ano passado, quando a Ford já havia reclamado o título de campeão de vendas para o Focus. Na época, a montadora norte-americana se baseou em números de outra consultoria, a IHS, que considerava apenas as vendas de carros com os nomes Focus e Corolla.

A Polk também constatou que, em 2011, o Focus foi o mais vendido, com 879,9 mil emplacamentos contra 819,3 mil do Corolla.

Anúncios